Montar um empreendimento e lidar com todos os revezes que podem aparecer no caminho requer sangue frio e muita paciência. Em meio a dificuldades financeiras, é preciso manter a calma para pensar de modo estratégico e não deixar o desespero tomar conta de suas decisões.
Pensando nos tempos difíceis, três grandes empreendedoras deram conselhos para recuperar-se de uma crise em um artigo elaborado pelo pessoal da Levo League. As dicas podem cair como luvas para quem está passando por um momento difícil e precisa encontrar uma solução para o próprio empreendimento.
Seja flexível
Ter flexibilidade para mexer nas margens de lucro foi o conselho dado pela designer de moda Rebecca Minkoff. Ao portal Levo, ela contou que quando a crise se agravou, foi preciso reduzir os preços em cerca de 25% para manter a empresa aberta. O corte significou uma série de sacrifícios para o negócio, mas foi necessário fazer isso porque os consumidores não tinham como arcar com preços elevados naquele momento.
O sacrifício valeu a pena, pois a empresa encontrou espaço para crescer. Levou tempo para que a equipe entendesse que o ajuste para preços mais em conta seria a chave para um grande crescimento. Nas últimas temporadas de liquidação dos shoppings de São Paulo, foi possível encontrar jaquetas de grife – antes vendidas por mais de R$ 700 – por R$ 250. Com uma redução tão significativa, o consumidor percebe logo de cara que o lojista estava jogando as margens de lucro nas alturas nos tempos de vacas gordas. Isso afeta a credibilidade da marca junto ao público. Analise seu empreendimento e faça os cortes necessários. Aceitar uma margem de lucro mais modesta neste momento pode te abrir caminhos, assim como aconteceu com Rebecca.
Busque aconselhamento
Não pense que nós temos todas as respostas prontas o tempo todo. Se você estiver sentindo-se encurralada e sem saber o que fazer, não tente dar conta de tudo sozinha, é o momento de pedir ajuda. Jesse Draper, criadora do The Valley Girl Show, comentou ao portal Levo que nos períodos em que sentia-se frustrada, ela buscava o apoio de conselheiros e amigos para compartilhar os problemas.
Além disso, é importante ter a presença de uma pessoa que te ajude como mentora ou mentor. A mentoria pode ser a saída para encontrar soluções que parecem impossíveis. Quando não dividimos nossas dificuldades, fica complicado encontrar novas perspectivas diante de situações críticas.
Relembre a sua paixão
Se o que está te fazendo desistir é o desânimo, é hora de relembrar os seus primeiros passos como empreendedora. Lembre-se do quanto você deu duro para fazer este empreendimento funcionar e a paixão que você tinha quando tomou a decisão de ser empreendedora. Para Jamie Rutenberg, COO do Charm & Chain, a chave é encontrar aquilo que te motiva para atravessar tempos difíceis. Ela acredita que coisas incríveis surgem depois de atravessar dificuldades. Como aprendemos desde cedo, “depois da tempestade, vem a bonança”.
Colocar as situações em perspectiva é um modo de sacudir todo o desânimo que possa estar te prejudicando. Em algumas situações, encerrar a empresa e pensar em outro caminho é a saída mais viável. Mas só opte por este caminho se você já tiver tentado todas as possibilidades para salvar seu empreendimento.
Fonte: UOL
Link: http://financasfemininas.uol.com.br/3-conselhos-para-salvar-sua-empresa-da-falencia/
Veja mais
O que é a carreira profissional?
Os 10 hábitos que costumam travar a carreira profissional
Psicanálise – Um novo recurso