Por Beatriz Iolanda Peixoto de Freitas
Todas as pessoas, em algum momento, já passaram por fases ruins em que o emprego era um objetivo imediato. Creio que muitas dessas mesmas pessoas enviaram “n” curriculuns para vagas disponíveis e muitas delas podem ser grandes oportunidades para não aprender nada, mas outras mais podem ser grandes oportunidades de desenvolver mais do que competências, ou seja, verdadeiros sonhos de carreira.
Já passei em minha vida, por muitas entrevistas de emprego e também já entrevistei muitas pessoas para empregos que eu estava a oferecer. Vendo os “dois lados da moeda” cheguei a algumas conclusões que creio sejam muito interessantes para, aqui, discutir e espero que esses mesmos candidatos possam ler essas dicas e não cometer mais estes erros terríveis.
1a atitude ruim – Ir mal vestido: Ninguém dá crédito a pessoas mal vestidas, por mais que penses que as pessoas deveriam serem julgadas pelas idéias e não pelas roupas, ainda assim vivemos num mundo de aparências e isto é fundamental.
2a atitude ruim – Afirmar saber que sabe mais do que realmente sabe: Alguns candidatos afirmam saber fazer os procedimento / conhecer o trabalho / ter experiência no assunto, mas na hora de mostrar o quanto sabe, não consegue manter a aparência. Isso pode acarretar uma visão desabonada do candidato por parte de quem o entrevista. Muito provavelmente o entrevistador concluirá que o candidato é um “contador de vantagem”.
3a atitude ruim – Ficar entrando em contato para saber se foi selecionado: Isso é extremamente irritante! Nunca faças isso! Quem quiser te contratar fará isso sem que fiques ligando (incomodando) o entrevistador a toda hora, sem falar que ficar ligando demonstra ansiedade e isso pode acarretar perda de pontos de uma entrevista que pode ter ido bem.
Um dia produtivo à todos!
Economista Beatriz Iolanda Peixoto de Freitas
Veja mais
Memórias de uma candidada
Procura-se Banda para Goiania
Envie teu currículo para o Bia Emprega