O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira (16), em Davos, na Suíça, que a economia brasileira vai voltar a crescer já no primeiro trimestre de 2017 e que essa trajetória de crescimento deve se acelerar ao longo do ano.
“Já esperamos um crescimento no primeiro trimestre de 2017 e um crescimento acelerando-se ao longo de 2017, onde o quarto trimestre deste ano, comparado com o quarto trimestre de 2016, nós esperamos um crescimento de 2%”, disse o ministro, que está em Davos para participar do Fórum Econômico Mundial.
Ao ser questionado sobre a decisão do Fundo Monetário Internacional (FMI), que reviu, para baixo, a sua previsão para o crescimento do PIB do Brasil em 2017, de 0,5% para 0,2%, Meirelles afirmou que o “FMI tende a ser conservador.”
Na avaliação do ministro, “o que importa é a trajetória de crescimento da economia.”Ele apontou que o mercado espera um crescimento “um pouco acima” de 0,5% para a economia em 2017.
Entretanto, Meirelles disse que o governo deve anunciar nos próximos dias uma revisão nas suas próprias previsões para o crescimento do PIB em 2017, que hoje é de alta de 1%. Ele não disse, porém, se essa revisão será para baixo.
Meirelles afirmou que o governo está fazendo o possível para reverter o cenário de recessão e desemprego e que a economia já mostra sinais de recuperação.
“A crise é séria, é grave, mas nós herdamos, não construímos [a crise]”, disse.
O ministro citou que o Brasil reduziu a instabilidade fiscal, que a inflação está caindo, o que permitiu que o Banco Central tomasse “medidas adequadas” e que isso vai impulsionar o crescimento. Ele se refere ao corte de 0,75 ponto percentual na taxa Selic, anunciada na semana passada pelo Banco Central, e que levou os juros a 13% ao ano.
Rio de Janeiro
Sobre a negociação do ajuste fiscal do Rio de Janeiro, que permitirá que o estado renegocie o pagamento da dívida que tem com a União e deixe de pagar parcelas por 36 meses, o ministro da Fazenda informou que o acordo será formalizado na próxima segunda-feira (23). A previsão anterior era que isso acontecesse ainda nesta semana.
Meirelles afirmou que o governo está aberto a negociar acordos semelhantes com outros estados. “Mas não há fila de outros estados pedindo [acordo], exatamente porque as condições são muito duras”, disse.
O ministro terá uma participação mais curta no Fórum Econômico Mundial porque voltará ao Brasil para continuar negociando o plano de recuperação fiscal do Rio de Janeiro. A volta do ministro está agendada para a noite de quarta-feira (18).
Fonte: G1
Link: http://g1.globo.com/economia/noticia/trajetoria-de-crescimento-do-pib-deve-se-acelerar-ao-longo-de-2017-diz-meirelles.ghtml
Veja mais
Brasil e ONU lançam plataforma global para transição energética justa e sustentável
Emprego na indústria cresce 82% e jovens são maioria
Entenda como resgatar o dinheiro de bets irregulares