20 de setembro de 2021

BEATRIZ IOLANDA

Empreendedorismo é o nosso foco!

CPI DA COVID – OSMAR TERRA – 22/JUN/2021

.

Hoje, 22 de Junho de 20221, a CPI da Covid falará com OSMAR TERRA (Deputado Federal Osmar Terra / MDB-RS)
*Resumo do que será abordado no depoimento após o video

.

.

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) foi convidado a depor na CPI da Covid nesta terça (22/06) por ser próximo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e porque durante a comissão surgiram indícios de que ele faz parte de um “gabinete paralelo” de aconselhamento de Bolsonaro durante a pandemia.

A suspeita de que existe um gabinete paralelo surgiu na CPI quando o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que o presidente não se aconselhava com ele e deveria receber orientações de outras pessoas. Ao longo da CPI, foram sendo citados por depoentes nomes como a médica Nise Yamaguchi, o empresário Carlos Wizard e Osmar Terra.

Segundo o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o problema não é o presidente se aconselhar com outros nomes que não o ministro, mas a postura negacionista das pessoas que fazem parte do grupo. Com formação em medicina, Terra é conhecido por suas opiniões pouco ortodoxas na área e por defender posições sem comprovação científica. Ele defende, por exemplo, o uso da cloroquina em pacientes com covid – sendo que não há evidências de que o remédio funcione contra a doença.

Os senadores da CPI investigam se as políticas públicas promovidas pelo governo Bolsonaro foram influenciadas por conselhos do “gabinete paralelo” e por teses como as defendidas por Terra. Terra chamou atenção no início da pandemia por minimizar sua gravidade e fazer previsões que depois se mostraram infundadas.