.
Hoje, 22 de Junho de 20221, a CPI da Covid falará com OSMAR TERRA (Deputado Federal Osmar Terra / MDB-RS)
*Resumo do que será abordado no depoimento após o video
.
.
O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) foi convidado a depor na CPI da Covid nesta terça (22/06) por ser próximo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e porque durante a comissão surgiram indícios de que ele faz parte de um “gabinete paralelo” de aconselhamento de Bolsonaro durante a pandemia.
A suspeita de que existe um gabinete paralelo surgiu na CPI quando o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que o presidente não se aconselhava com ele e deveria receber orientações de outras pessoas. Ao longo da CPI, foram sendo citados por depoentes nomes como a médica Nise Yamaguchi, o empresário Carlos Wizard e Osmar Terra.
Segundo o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o problema não é o presidente se aconselhar com outros nomes que não o ministro, mas a postura negacionista das pessoas que fazem parte do grupo. Com formação em medicina, Terra é conhecido por suas opiniões pouco ortodoxas na área e por defender posições sem comprovação científica. Ele defende, por exemplo, o uso da cloroquina em pacientes com covid – sendo que não há evidências de que o remédio funcione contra a doença.
Os senadores da CPI investigam se as políticas públicas promovidas pelo governo Bolsonaro foram influenciadas por conselhos do “gabinete paralelo” e por teses como as defendidas por Terra. Terra chamou atenção no início da pandemia por minimizar sua gravidade e fazer previsões que depois se mostraram infundadas.
Veja mais
Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos
Citando possível fuga, Moraes nega devolver passaporte de Bolsonaro
AGU pede que Polícia Federal investigue fake news relacionadas ao Pix