Cometer falhas é comum, mas certos erros são imperdoáveis no ambiente corporativo. Por mais excelente que seja o desempenho profissional dos seus colaboradores nas tarefas, alguns deslizes de comportamento podem comprometer seriamente a imagem no escritório e até mesmo ser suficientes para a demissão. Evitar tais problemas não é tarefa apenas de profissionais novos, mas algo que até os trabalhadores mais eficientes devem permanecer atentos.
Confira oito erros imperdoáveis no escritório e como eles podem prejudicar a trajetória profissional dos seus colaboradores:
1. Conduta sexual imprópria
Mesmo que as duas pessoas envolvidas estejam de acordo, os relacionamentos pessoais devem ser mantidos a distância máxima do escritório para que nem o trabalho, nem os relacionamentos sejam prejudicados.
2. Passar por cima dos outros
Ser bem-sucedido é objetivo de todo profissional, porém a carreira não deve ser colocada acima do bem-estar de outros seres humanos, em hipótese alguma. A pessoa pode até chegar à posição que deseja, mas estará lá sozinha e, se cair, não receberá a ajuda dos “colegas” para se reerguer. 3. Se colocar como o centro
Sabe aquela pessoa que sempre transfere todas as situações, boas e/ou ruins, para si, como se fosse o centro de tudo? Os colegas e superiores podem até aquentá-la por certo tempo, mas mais cedo ou mais tarde algum comportamento será suficientemente egocêntrico para que ela seja dispensada ou advertida. Comportar-se de tal maneira, sem dividir projetos, conquistas e tarefas, pode prejudicar o desempenho individual e da equipe de maneira profunda, abrindo mais espaço para erros e falhas na comunicação.
4. Falta de atenção
Detalhes podem ser pequenos, mas definitivamente não são insignificantes. Pelo contrário, falta de atenção aos detalhes pode custar o emprego. Não apenas no trabalho, mas também em conversas, maneira de vestir e reações, os detalhes são aquilo que fazem um profissional se destacar ou se rebaixar entre os outros colegas do escritório.
5. Falta de controle emocional
Se um funcionário pode cometer erros imperdoáveis, não pense que os outros, inclusive seus subordinados, também não podem. Lembre-se de que quem comete erros não precisa de alguém explodindo de raiva, sem controle emocional em seus ouvidos. Além da raiva, a frustração e outros sentimentos negativos devem ser cuidadosamente expressados no ambiente de trabalho.
6. Braço curto
O famoso braço curto, ou preguiçoso, está presente em quase todos os escritórios e é um verdadeiro atraso para qualquer processo. Em geral esse tipo de pessoa pensa que ninguém nota a falta de cuidado e capricho em seus trabalhos.
7. Olho gordo
A inveja ou famoso olho gordo transparece em detalhes, como na reação a determinado comentário, especialmente se ele for um elogio para a vítima da inveja. Verifique se seus funcionários adotam a postura adequada quando sentem-se ameaçados por um colega.
8. Ego exagerado
Todos precisam de auto-estima e confiança, mas o ego exagerado ofusca qualquer um. Além de atrapalhar seus colegas e prejudicar o relacionamento entre a equipe, o funcionário acaba perdendo o respeito dos colegas e até mesmo a credibilidade profissional.
Fonte: Santander
Veja mais
Os 10 hábitos que costumam travar a carreira profissional
Psicanálise – Um novo recurso
Carreira profissional: tipos e dicas para ter sucesso