17 de outubro de 2021

BEATRIZ IOLANDA

Empreendedorismo é o nosso foco!

WhatsApp Pay: Pagamentos entre pessoas físicas chega ao Brasil


BEATRIZ IOLANDA
Acesse nosso BLOG
Siga as redes sociais
Economia, negócios, mundo


WhatsApp anunciou, nesta terça-feira (04), o lançamento do WhatsApp Pay no Brasil. O recurso permite que usuários do aplicativo enviem e recebam dinheiro pelo mensageiro, e já havia recebido a aprovação do Banco Central (BC) no final de março. Inicialmente, o serviço está habilitado apenas para transferências entre pessoas físicas. Entretanto, o WhatsApp afirma que em breve também será possível enviar pagamentos a empresas.

O retorno do WhatsApp Pay ocorre após quase um ano de suspensão. Em junho de 2020, o BC anunciou que o serviço precisava passar por uma avaliação de eventuais riscos, afirmando que o sistema poderia trazer “danos irreparáveis” à concorrência e à privacidade.

Posteriormente, em agosto, a plataforma foi liberada para testes no país. Nesse tempo de espera, houve o lançamento do Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que já foi amplamente adotado pelos brasileiros bancarizados.


BEATRIZ IOLANDA
Acesse nosso BLOG
Siga as redes sociais
Economia, negócios, mundo


O WhatsApp Pay é habilitado pelo Facebook e pelo Facebook Pagamentos (entidade autorizada pelo BC), e processado pela Cielo no Brasil. Não há a cobrança de taxas por parte do WhatsApp ou Facebook para enviar ou receber dinheiro de amigos e familiares usando um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito.

Segurança no WhatsApp Pay

Além de criptografia entre o seu smartphone e os servidores do WhatsApp, o método de pagamento conta com outras camadas de proteção para o armazenamento avançado de dados.

A Visa, uma das parceiras da plataforma de pagamentos do WhastApp, informa que o recurso é protegido por tokens que impedem a exposição de informações sensíveis dos usuários durante as transações. Para cada dispositivo móvel ou aplicativo, é criado um token de pagamento único.

Para realizar uma transação, o usuário deverá confirmar uma senha previamente cadastrada. Em alguns dispositivos, a confirmação pode ser realizada por meio de biometria (impressão digital ou reconhecimento facial).

“Estamos entusiasmados com a disponibilidade desse recurso. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro com segurança não poderia ser mais importante neste momento, pois, não só diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também ajuda os entes queridos a se manterem conectados, amplia o acesso a serviços financeiros e permite que mais pessoas participem da economia digital”

Matt Idema, Chief Operating Officer do WhatsApp, em comunicado.

 


BEATRIZ IOLANDA
Acesse nosso BLOG
Siga as redes sociais
Economia, negócios, mundo


Bancos participantes e parceiros do WhatsApp Pay

Para usar o WhatsApp Pay, é necessário cadastrar um cartão, cartão de débito ou cartão múltiplo com a função de débito emitido por um dos bancos ou instituições listados abaixo (mais emissores devem disponibilizar a solução nos próximos meses).

  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • Itaú: Mastercard
  • Mercado Pago: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa

O WhatsApp Pagamentos chega gradualmente aos usuários do Brasil a partir desta terça-feira (04), para Android e iPhone (iOS). Não é possível usar o serviço de pagamentos no WhatsApp Web nem no WhatsApp para computador.


BEATRIZ IOLANDA
Acesse nosso BLOG
Siga as redes sociais
Economia, negócios, mundo


Com informações: WhatsApp