A PRESIDENTA DILMA SUGERIU E DEPOIS VOLTOU EM SUA DECISÃO. FICARAM COM MEDO POIS A ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE TRARÁ MUDANÇAS TERRÍVEIS PARA OS POLÍTICOS…
Uma assembléia constituinte (FO 1943: assembléia constituinte) é um organismo colegiado que tem como função redigir ou reformar a constituição, a ordem político-institucional de um Estado, sendo para isso dotado de plenos poderes ou poder constituinte, ao qual devem submeter-se todas as instituições públicas.
Alguns autores a definem como a “reunião de pessoas, representantes do povo, que têm a responsabilidade de ditar a lei fundamental de organização de um Estado ou modificar a existente”. Neste sentido, a assembleia constituinte é um mecanismo representativo e democrático para a reforma total ou parcial da constituição.
A formação de uma assembleia constituinte pode-se dar de duas maneiras:
- convocam-se eleições ad hoc, ou seja, os cidadãos elegem representantes com o fim único de elaborar uma nova constituição, ou
- uma assembleia ordinária eleita entra em processo constituinte. Embora não obrigatoriamente, é comum convocar um referendo para a aprovação popular de uma nova carta.
A assembleia constituinte, sendo um órgão extraordinário, é dissolvida assim que a nova constituição, por ela elaborada, entra em vigor.
Fonte WICKPEDIA
Veja mais
Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta
Entenda como funcionará Pix por aproximação
Saiba o que significa o período da Quaresma para os cristãos