Gestão de pessoas, projetos, tomadas de decisão e governança corporativa são alguns daqueles temas que invariavelmente aparecem no topo da lista de preocupações de empreendedores à frente de negócios emergentes.
Não por acaso, esses são alguns dos assuntos abordados nos livros que estão entre os títulos de negócios mais vendidos nos últimos tempos naAmazon, a maior loja virtual do mundo. O levantamento foi feito pelo site Exame.com e leva em consideração apenas aqueles livros já traduzidos para o português.
Alguns títulos resistem há mais de uma década na preferência dos leitores — hoje, são também lidos em tablets e smartphones. Entre os clássicos estão incluídos Empresas Feitas para Vencer, do consultor americano Jim Collins, lançado em 2001, e Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, do também americano Stephen Covey, que teve sua primeira edição publicada em 1991.
No amplo universo de temas, há desde livros baseados em pesquisas acadêmicas e científicas até outros com — prepare-se para uma série de chavões — um forte viés de autoajuda corporativa, nos quais a chave para o sucesso são as frases feitas.
O americano Dale Carnegie, autor de Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, por exemplo, ensina: “Não se queixe da neve no telhado da casa do seu vizinho quando a soleira da sua porta não está limpa”. Talvez isso não seja muito útil nem para fazer amigos nem para influenciar pessoas. Mas vende muito livro.
1 Os 5 Desafios das Equipes
Patrick Lencioni – Campus/Elsevier (2009)
O autor lista cinco dificuldades que costumam existir entre os funcionários e que precisam ser combatidas — a falta de confiança, de compromisso, de foco, o medo de conflitos e a fuga de responsabilidades.
2 Blink
Malcolm Gladwell – Rocco (2005)
O autor diz que é possível treinar para se tornar um tomador de decisões instantâneas com base na intuição. O livro explica por que algumas pessoas tomam decisões brilhantes dessa forma enquanto outras seguem caminhos equivocados.
3 Drive
Daniel H. Pink – Campus/Elsevier (2010)
O americano Daniel Pink estudou por mais de 40 anos quais são as motivações para que uma pessoa persiga seus objetivos. Não é só dinheiro, mas, sim, a realização de criar coisas novas e que causem impacto positivo na sociedade. Por isso, os planos de incentivo de curto prazo criados pelas empresas podem limitar o desempenho dos funcionários.
4 Empresas Feitas para Vencer
Jim Collins – Campus/Elsevier (2001)
O americano Jim Collins analisou, com base em um estudo com 1 435 companhias, os fatores que levaram empresas medianas a dar um salto de excelência e se tornar duradouras. Uma das razões é que seus donos e executivos se preocuparam, primeiro, com o sucesso da empresa, e não com sua própria riqueza ou status.
5 Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Stephen R. Covey – BestSeller (2005)
Poucos são os empreendedores que conseguem dar conta da rotina, pensar na estratégia dos negócios e ainda encontrar tempo livre no
final do dia. O livro reúne recomendações para organizar a agenda em prioridades.
6 Fora de Série
Malcolm Gladwell – Sextante (2008)
O que supostos talentos natos, como Mozart, Beatles e Ronaldo, têm em comum? Desde cedo eles treinaram muito. De acordo com o autor, a excelência — em qualquer atividade — só chega após 10.000 horas de prática.
7 Rápido e Devagar
Daniel Kahneman – Objetiva (2012)
O professor israelense Daniel Kahneman, ganhador do Nobel de Economia em 2002, reúne estudos sobre a maneira como tomamos decisões — por meio do pensamento rápido, intuitivo e emocional, ou do pensamento devagar, lógico e ponderado.
De acordo com o autor, pensar devagar sobre tudo é simplesmente impossível. Por outro lado, há situações em que a intuição nos leva para o caminho errado —é o momento de desacelerar. Nos negócios, alternar as formas de decidir pode evitar problemas, como o excesso de confiança, a dificuldade de planejamento e a falta de equilíbrio diante de perdas financeiras.
8 Conhecimento em Gerenciamento de Projetos
Vários autores – Saraiva (2009)
Desenvolver um plano consistente é fundamental para que uma empresa alcance suas metas. A obra ensina como elaborar projetos usando as melhores práticas de uma metodologia chamada PMI. Os três aspectos que mais demandam gerenciamento são as definições de objetivos, prazos e custos.
9 Como Fazer Amigos & Influenciar Pessoas
Dale Carnegie – Companhia Editora Nacional (52ª edição — 2012)
O autor afirma que o sucesso de uma empresa depende muito da capacidade que o empreendedor tem para se comunicar, liderar e passar entusiasmo para sua equipe.
O livro sugere técnicas para se relacionar bem, como sorrir, não reclamar de tudo, se lembrar do nome das pessoas e se colocar no lugar dos outros.
10 Faça Acontecer
Sheryl Sandberg – Companhia das Letras (2013)
A obra foi escrita por Sheryl Sandberg, braço direito de Mark Zuckerberg à frente do Facebook. Ela faz uma reflexão sobre o papel da mulher nas empresas e por que ainda são minoria nos postos de comando.
Segundo Sheryl, os homens têm mais ambição, facilidade de fazer networking e receber indicações profissionais. E diz que as empresas também têm parte importante da culpa ao não criar ambientes mais flexíveis.
Fonte Exame sa
Veja mais
Secretária Virtual que cabe no seu bolso
Como cobrar um cliente: 6 técnicas para não desgastar o relacionamento.
Empatia: Saiba o que é e como melhorar suas relações