17 de outubro de 2021

BEATRIZ IOLANDA

Empreendedorismo é o nosso foco!

Golpes online negativaram seu nome? Reverta!


BEATRIZ IOLANDA
Acesse nosso BLOG
Siga as redes sociais
Economia, negócios, mundo


Com as facilidades dos recursos online para resolver as questões práticas da vida, inclusive financeiras, vem junto as armadilhas e golpes .

É fundamental usar os recursos de segurança que bancos e aplicativos de redes sociais como a autenticação em duas etapas, porque muitos consumidores podem ter seus nomes negativados indevidamente em golpes praticados na internet.

Ao ter o nome indevidamente negativado, o cidadão pode tomar algumas medidas práticas no âmbito administrativo.


BEATRIZ IOLANDA
Acesse nosso BLOG
Siga as redes sociais
Economia, negócios, mundo


Como deve ser a reclamação sobre nome negativado indevidamente:

– Se faz necessário ter a certeza de que aquela negativação não foi cometida de forma correta, ou seja, quando o fornecedor é detentor do direito de negativar o consumidor em função de algum ato que este deveria ter praticado, que em regra, seria o pagamento de uma obrigação.

– Importante relembrar que caso o consumidor já tenha outras negativações devido a outros inadimplementos, o pedido cai por terra, visto que seu nome já está no rol dos maus pagadores devido a dívidas reais e verdadeiras não cumpridas pelo consumidor.

– Procure seu advogado de confiança para saber quais são seus direitos e alternativas para solução do seu problema.

– Notifique imediatamente empresas que negativaram nos órgãos de proteção ao crédito sobre os motivos que tornam essa inscrição indevida.

– Registre reclamação no Procon mais próximo e em sites de reclamações de consumidores

– É possível ingressar com ação judicial, mas sabendo que alguns juízes entendem que tais ocorrências não geram dano moral por se tratar de mero aborrecimento da vida cotidiana.

– Quando o consumidor tenta resolver a questão por vários meios e não consegue, fica caracterizado dano moral pela não solução dos seus problemas visto ter exaurido todos os meios de solução alternativo fornecidos pela empresa

– Os danos que geram o dever de indenizar podem ser tanto da esfera moral, como nos casos em que o consumidor se sente humilhado, como de âmbito material, de cunho financeiro, quando o consumidor deixa de usufruir de determinada situação, perdendo o lucro financeiro.


BEATRIZ IOLANDA
Acesse nosso BLOG
Siga as redes sociais
Economia, negócios, mundo


Fonte: IG Economia