Turismo e sustentabilidade unidos como protagonistas de uma premiação: o Desafio de Projetos Verdes. A iniciativa é da agência das Organizações das Nações Unidas (ONU) para o Turismo, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF). O objetivo é premiar startups, empreendedores, agências de turismo e operadoras com presença na América Latina e no Caribe, que tenham foco no impacto social e ambiental. As inscrições para o Desafio vão até o dia 30 de junho.
Entre os prêmios estão um investimento de 10 mil dólares; a mentoria e apoio da ONU e outros parceiros; um suporte personalizado para a empresa e bolsas de estudo para a Academia Online de Turismo da ONU. Além disso, o vencedor se tornará membro da Rede de Inovação em Turismo da ONU, onde terá apoio contínuo e oportunidades de participar dos projetos e eventos de Turismo da ONU.
Finalistas ainda serão convidados a apresentarem seus projetos no evento “ONU Turismo e aventuras tecnológicas – Projetos Verdes”, ainda sem data definida.
O Desafio de Projetos Verdes tem apoio do Ministério do Turismo brasileiro. A Pasta reconhece a premiação como uma forma de enaltecer e cooperar com as empresas e demais instituições que, por meio do turismo, contribuem para a geração de emprego, renda e valorização dos bens naturais do Brasil.
TENDÊNCIA – O turismo pode e deve contribuir, por meio da inovação, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas até 2030. Para isso, a ONU Turismo conta com investimento superior a 214 milhões de dólares para as Top Startups.
Ofertar destinos que respeitem o desenvolvimento social e ambiental – promovendo o turismo rural e comunitário e reduzindo emissões e resíduos causados pela mudança no uso do solo – é uma das tendências do setor no mundo. Esta também tem sido a intenção dos turistas: destinos que gerem impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.
INSCRIÇÕES E PÚBLICO-ALVO – Os interessados na premiação devem cumprir os seguintes requisitos: ter um carácter inovador/disruptivo e oferecem soluções sustentáveis e de valor acrescentado para o sector do turismo; aproveitar novas tecnologias e soluções inovadoras, especialmente no contexto das economias azul e verde; ter capacidade de oferecer indicadores de impacto positivo no contexto das economias azul e verde; ter potencial de crescimento, escalabilidade e aplicação na região; ter um produto ou projeto mínimo viável e pronto para ser desenvolvido e financiado; ter um plano de negócios estruturado e ter um estudo de mercado que justifique o plano de negócios.
O calendário do Desafio Projetos Verdes prevê o fim das inscrições em 30 de junho, a seleção dos projetos no período de 30 de junho a 30 de julho, e o anúncio dos finalistas no dia 31 de julho.
Inscrições aqui (site em inglês ou espanhol)
Veja mais
STF valida prisão após condenação pelo júri
Mudanças climáticas agravam insegurança alimentar, diz pesquisadora
Rock in Rio começa nesta sexta-feira