Os brasileiros esperam uma inflação média acumulada de 7,9% para os próximos 12 meses, segundo pesquisa de janeiro deste ano da Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa é bem inferior aos 9,1% registrados na pesquisa de dezembro do ano passado e é a menor desde janeiro de 2015 (7,2%), de acordo com a FGV.
A queda de 1,2 ponto percentual entre as pesquisas de dezembro de 2016 e janeiro deste ano foi o maior recuo desde o início da série histórica do levantamento, iniciado em setembro de 2005.
Segundo a FGV, o resultado de janeiro foi provocado pela queda da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que acumulou taxa de 6,29% em 2016, abaixo do teto da meta do governo, que é 6,5%. Segundo a FGV, a ampla divulgação da mídia para esse fato influenciou os consumidores.
Fonte: Ag Brasil
Link: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-01/expectativa-de-inflacao-dos-brasileiros-cai-para-79-segundo-fgv
Veja mais
O que é cashback e como ganhar dinheiro com ele.
Dólar sobe para R$ 5,11, mas termina semana em queda
Lançada chamada Chist-Era 2022 de apoio a projetos de pesquisa com foco em TI & Comunicação, Inteligência Artificial e Machine Learning