Goiás retoma geração de emprego e Aparecida de Goiânia cresce junto

Por Maione Padeiro*

O estado de Goiás vive um ciclo virtuoso de sua economia, dando exemplo pra outros estados brasileiros na geração de emprego e renda. Entre os fatores que explicam a expansão do mercado de trabalho estão a manutenção das políticas de estímulo à economia, com destaque para programas de incentivos fiscais e a política de divulgação das potencialidades do Estado no exterior por meio das missões comerciais.

A união de esforços entre o setor público e privado resultou em prosperidade para o estado de Goiás. O governador José Eliton tem firmado o compromisso em viabilizar a construção de polos industriais, sobretudo em incentivar o empreendedorismo e garantir o crescimento da industrialização e modernização de negócios. O crescimento da indústria e a geração de empregos demostram o aquecimento da economia goiana. É uma prioridade do governo estadual investir em inovação e tecnologia e fortalecer a vocação econômica de Goiás.

Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital, está se consolidando como um dos maiores polos industriais de Goiás e sua vocação econômica para a indústria e comércio está crescendo e gerando empregos. Nos últimos dez anos, o município adquiriu cinco polos industriais e ocupa o terceiro lugar no ranking de maior Produto Interno Bruto (PIB) entre todos os municípios goianos. Com acesso à duas das maiores rodovias do país, BR-153 e BR-060, Aparecida é um polo estratégico de investimentos, em virtude à fácil logística de transporte e ao seu parque industrial, que conecta o município às regiões norte, sul e sudeste do Brasil. Tais fatores, somados aos investimentos em capacitação profissional vem atraindo muitas indústrias de grande porte, como a Pepsico, UPS SCS Logistíca, Merck Sharp, BRFoods, Sallo Confecção, Café Moinho Fino Indústria, Fokus Distribuidora, Tranzilli Expresso e Logística, Luztol Indústria Química, Forte Bom  Colchões, Hipermarcas e viárias outras.

Sendo intermediador entre empresas e trabalhadores de Aparecida de Goiânia, o SINE Municipal oferece em média 3 mil vagas de emprego por semana. Um canal direito junto aos empresários e programas de cursos para qualificação profissional para encaminhar interessados ao mercado de trabalho. Com a instalação de novas indústrias na cidade, o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Montovani, comemora o crescimento da oferta e procura por vagas de emprego no município. O secretário tem feito um belo trabalho juntamente com toda equipe, no sentido de captar vagas e encaminhar interessados ao mercado de trabalho. A cidade se transforma, gera emprego e a vida da população melhora. Esse e o “Goiás avançado sem parar”

* Maione Padeiro é ex-presidente da ala jovem da associação comercial industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG jovem), Articulista, Comendador da PMGO, Supervisor  do Programa Goiás na Frente região metropolitana e membro do Fórum Jovem de Lideranças Empresariais de Goiás ; email: maionysousa@hotmail.com