Construção do Centro de Convenções – Aparecida de Goiânia

tijoloPor Maione Padeiro

A CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE CONVENÇÕES DE APARECIDA DE GOIÂNIA – UM MARCO HISTÓRICO PARA O DESENVOLVIMENTO

É interessante definirmos o que vem a ser Centro de convenções: o local onde se organizam eventos, palestras, feiras, shows ou congressos. São grandes edifícios públicos com espaço bastante para acolher as empresas públicas e privadas em eventos sociais do município e áreas metropolitanas.

Pois bem, o termo “centro de convenção” é, também, por vezes empregado em referência aos locais e centros de exposições. Centros que reúnem toda a população no sentido de desenvolver as cidades em vários aspectos: turismo, economia e outros.

O Centro de Convenções está integrado a um projeto mais amplo que é atender os novos anseios de Aparecida de Goiânia, que será uma referência para o turismo, economia e desenvolvimento estadual.

O empreendimento vem num momento adequado, pois será um grande multiplicador e baseador de grandes eventos e empreendimentos da cidade, será nossa base para promover grandes eventos na área do empreendedorismo.

Nesse sentido, o Centro de Convenções colocará a cidade de Aparecida de Goiânia em condições de competitividade com outros estados e cidades para atração de grandes eventos, pois,

atualmente, não é possível captar seminários, exposições e feiras que tragam à cidade por falta de local adequado as necessidades.

A construção do Centro de Convenções é uma reivindicação antiga dos empresários, especificamente aos empresários da área de eventos e negócios. A cidade perde em competitividade no processo de atração de grandes eventos por não contar com esse equipamento, que agora vira uma realidade.

A construção do Centro de Convenções, além de injetar dinheiro na economia local, vai criar expectativas reais de geração de empregos e alavancar a economia local, além de uma questão lucrativa, é uma questão de desenvolvimento social.

A construção do Centro de Convenções de Aparecida de Goiânia, anunciada pelo governador Marconi Perillo, vai provocar uma “verdadeira revolução” na área de realização de eventos, multiplicar a quantidade de investimentos empresariais e em diversos setores. Avanço este no município de Aparecida de Goiânia nunca vivido.

Portanto, o anúncio do Governador “chega num momento extremamente importante para o nosso Estado porque o nosso destino passará a ter a mesma condição de competitividade que os demais. Parabéns Governador Marconi Perillo, seu governo é realmente para todos!

De modo geral, um centro de convenções deve contar, com salas, auditórios e salas de apoio para pelo menos 500 pessoas;

espaço adequado para registro e circulação dos participantes; áreas de alimentação, exposição e atendimento médico; sistemas de comunicação, iluminação e acústica eficientes e atentos à sustentabilidade; acessibilidade; e capacidade elétrica com sistema de geração paralela; entre outros.

Esta é uma inovação já que, até então nossa cidade não contava com o preciso Centro de Convenções, o que acredito piamente que irá alavancar nossa economia, nosso intelecto e a vida dos aparecidenses.

Observa-se que os centros de convenções dos mais variados tamanhos são construídos nas mais importantes cidades do mundo para dar apoio às atividades econômicas, culturais e comerciais, que estimulam a geração de renda, empregos e o desenvolvimento social.

Os mercados de eventos movimentam grande fluxo de viajantes. A demanda é grande e muito exigente em qualidade, acessibilidade e localização, além de opções agregadas de gastronomia e entretenimento. Aparecida de Goiânia merece, precisamos unir forças para conquistar muito mais por Aparecida de Goiânia.

1377495_554186097982870_824918380_n Maione Padeiro é advogado e presidente da ACIAG Jovem e colaborador do Portal Beatriz Iolanda.