Sustentabilidade na economia aparecidense

aparecida5Por Maione Padeiro

Aparecida de Goiânia município brasileiro do Estado de Goiás, localizada na Região Metropolitana de Goiânia. Antes tida como cidade-dormitório, o município passa por um momento de transição, se consolidando como pólo industrial e concentrando empresas de grande faturamento nacional. Nesse diapasão, o comércio também é um ponto forte da região. A cidade conta com aproximadamente 13 mil empresas e mais de dois mil estabelecimentos do comércio varejista. Fato que vem contribuindo efetivamente para o desenvolvimento econômico social da cidade.

Em seus aspectos econômicos, 70% do seu território encontra-se hoje ocupado por grande proliferação imobiliária, cujos lotes e áreas diversas estão ocupados por moradias e setores industriais. Neste ponto contamos com a integração Poder Público e Setor Empresarial com intuito de alavancar a economia aparecidense.

Hoje, Aparecida de Goiânia, conta com 4 pólos industriais: o de Goiás, o principal, com 4 milhões de metros quadrados, que está 80% implantado; os dois que estão concluídos, com 300 empresas instaladas sendo o DIMAG – Distrito Industrial Municipal de Aparecida de Goiânia e o DAIAG – Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia e o de Aparecida, com quase 2 milhões de metros quadrados, o objetivo é a atração de empresas.

APARECIDA_DE_GOIANIA_FLICK_CRUVINEL
Foto: Cruvinel/Flicker

Nos pólos estão instaladas empresas que fabricam desde peças de veículos, a materiais de limpeza, alimentação e equipamentos hospitalares. A maioria delas implantou-se nos últimos cinco anos, quando o município passou a doar terrenos, pois dessa forma, o Município incentiva a vinda de novos empreendedores, isto é, sustentabilidade.

O intercâmbio comercial é realizado entre as cidades vizinhas, outros estados, outro ponto importante, é a geração de empregos diretos e indiretos que as empresas proporcionam para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Aparecida de Goiânia. Ações com teor de sustentabilidade social e empresarial.

Atualmente, Aparecida de Goiânia vem se transformando em grande potencia econômica, a cidade foi das que mais cresceu nos últimos anos e continua em plena expansão. Alegria para nós que participamos dos projetos e trabalhamos para que eles aconteçam.

O crescimento e desenvolvimento econômico-social se deu em vários aspectos, em população é o segundo maior do Estado, na economia Aparecida tem o terceiro PIB, Produto Interno Bruto do Estado, ultrapassando os seis bilhões de reais com grandes perspectivas de ultrapassar 7,5 bilhões em 2014.

Além disso, tem cinco pólos empresariais, o segundo maior shopping Center de Goiás e milhares de comércios que geram mais de 100 mil empregos a população. Isto é, sustentabilidade Social que através de um conjunto de ações que visa melhorar a qualidade de vida da população.

Estamos lutando incansavelmente para o desenvolvimento sustentável de Aparecida  de Goiânia, em busca de novas idéias, projetos e conceitos. A união entre desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social garante ao cidadão aparecidense novas perspectivas.

Dessa forma, estas ações devem diminuir as desigualdades sociais, ampliar os direitos e garantir acesso aos serviços que visam possibilitar as pessoas acesso pleno à cidadania.

1377495_554186097982870_824918380_nMaione Padeiro, advogado, 38 anos, solteiro, presidente ACIAGjovem (Associação Comercial Empresarial de Aparecida de Goiânia

.