negociosQuer fazer uma enorme diferença na vida de alguém? Então, diga as palavras  certas, nos momentos certos. O site Inc.com listou as 10 frases que bons líderes  dizem todos os dias aos seus colegas, familiares, amigos, empregados ou  clientes. Veja quais são elas:

“Eu estou pensando que…”

Você está no comando, mas isso não significa que é mais inteligente ou  perspicaz que todos seus funcionários. Dê razões e justifique suas decisões,  esclareça sua lógica e não posicione uma ideia por sua autoridade. Apesar de  tomar muito tempo para explicar suas decisões e discuti-las, também irá aparecer  boas ideias para melhorá-las.

“Eu estava errado”

Quando você está errado, o melhor jeito de consertar isso é dizer que você  estava errado. Você não vai perder o respeito, mas sim ganhá-lo.

“Isso foi incrível”

Ninguém recebe elogios o suficiente. Ninguém. Todos os dias escolha alguém de  sua equipe que fez ou está fazendo algo e diga: “Uau, isso está muito bom!”. O  louvor é um presente que custa ao doador, mas nada é em vão para o destinatário.  Comece a elogiar. As pessoas ao seu redor vão lhe amar por isso e até mesmo você  se sentirá melhor, sabendo que está fazendo pessoas mais felizes.

“Muito obrigado”

Depois de ser o doador, pense no momento em que você é destinatário. Você  agradece todas as pessoas pelo que elas fazem por você? Seja buscar um café,  entregar um relatório ou abrir a porta. Agradecer, além de ser questão de  educação, também proporciona um pequeno – mas essencial – sentimento de  recompensa. Olhe nos olhos das pessoas e diga: “Muito obrigado! Isso está muito  bom”.

“Você pode me ajudar?”

Todas as pessoas gostam de se sentir importantes e quando você pede ajuda a  elas, independentemente do que seja, você se torna mais sincero e humilde. E no  processo, você vai respeitar e ouvir mais as pessoas – o que, aliás, são todas  as qualidades de um grande líder e um grande amigo.

“Eu sinto muito”

Certos momentos, pedir desculpas é pouco. Quem é prejudicado pelo erro,  muitas vezes, se sente mal por isso, seja por palavras, ações, omissões, etc.  Diga que está arrependido. As desculpas são apenas portas de entrada para outras  palavras mais “expressivas”. Nada de seguir um pedido de desculpas com avisos  como “Mas eu pensei que você fosse…”.

“Você pode me mostrar como faz?”

Conselho é temporário, o conhecimento é para sempre. Peça ajuda, mas não  apenas para as outras fazerem algo por você e sim para aprender aquilo. Quando  você pede para ser ensinado várias coisas acontecem: você implicitamente mostra  respeito àquele que o ajudou, você mostra que confia em sua experiência,  habilidade e conhecimento, e você começa a avaliar melhor o valor da ajuda.

“Deixe-me lhe ajudar”

Muitas pessoas veem pedir ajuda como um sinal de fraqueza. Sendo assim, pode  ter certeza de que muitos dos seus colegas ou empregados estão precisando de um  ombro amigo mesmo sem dizer. Não basta um “Há algo que eu posso lhe ajudar?”,  isso é só vai gerar “Não, estou bem”.

Seja específico. Encontre algo que você realmente pode fazer a diferença,  como “Eu tenho alguns minutinhos. Posso ajudá-lo a terminar isso?”. Ofereça sua  colaboração. Mesmo que seu trabalho não seja o problema, para quem está triste  qualquer gesto solidário serve como uma ajuda.

Nada

Certas horas, a melhor coisa é dizer nada. Se você está estressado, frustrado  ou com raiva, fique quieto. Você pode pensar que desabafar vai lhe fazer melhor,  mas não no ambiente de trabalho – inclusive se o problema envolver a empresa.

Os seus problemas vêm e vão, mas os sentimentos são para sempre. Criticar um  empregado na empresa pode soar como uma “lição para sua vida” para você, mas por  dentro, ele perderá aquela consideração que você já tinha conquistado.

Antes de falar, gaste mais tempo considerando como os funcionários irão  pensar e sentir. Analise as consequências. Você pode facilmente se recuperar de  um erro cometido por causa de dados defeituosos ou projeções imprecisas, mas não  irá resgatar a confiança e a motivação deles.