As tendências no mundo corporativo estão sempre mudando. Na última década, vimos muitas transformações acontecendo, desde o desenvolvimento dos modelos de negócios do futuro, passando pela incorporação de novas tecnologias e até pela forma como as pessoas consomem conteúdo.
Como resultado, há diversos novos empregos sendo criados, demandas de consumo surgindo e desafios mercadológicos capazes de colocar qualquer empreendimento à prova. Essas mudanças, às vezes, são difíceis de acompanhar, mas é fundamental que você aproveite este movimento ao seu favor.
Se você quer saber mais sobre o que esperar das tendências de negócios do futuro, continue a leitura. Vamos lá?
Por que aproveitar as tendências de negócios em 2022?
Quando falamos em tendência de negócios e no mercado futuro, geralmente o associamos a alta tecnologia e recursos muitas vezes desconhecidos. A verdade é que, além dessas variáveis, precisamos entender que a mudança dos negócios é também resultado de uma transformação comportamental das pessoas.
Já é sabido, de longa data, que os consumidores estão cada vez menos interessados nos produtos e serviços em si, mas cada vez mais atentos às experiências que eles proporcionam. Uma marca não é apenas um nome comercial utilizado no mercado, mas a representação de um status, de uma causa ou de uma ideologia.
Portanto, quem estiver de olho nessa mudança comportamental do consumidor e acompanhar os principais desenvolvimentos tecnológicos que prometem abalar as estruturas do mercado futuro, terá todas as cartas necessárias na manga para prosperar nos próximos anos.
O Center for the Future of Work criou uma relação com as 21 prováveis profissões em alta para os próximos 10 anos. O relatório inclui funções como:
- Detetive de dados de RH;
- Auditor de Algoritmo;
- Líder do Futuro do Trabalho;
- Gerente de Equipe Humano-Máquina;
- Diretor de Bem-Estar;
- Diretor de Diversidade Genética.
Com essas tendências, podemos esperar profissionais altamente capacitados para trabalhar com a tecnologia e a uma espécie de re-humanização dos trabalhadores. Mas, afinal, como isso se encaixa nas expectativas para os novos negócios de 2022?
Quais são as 4 principais tendências de negócios para aproveitar em 2022?
Se trabalhar com tecnologia de ponta parece muito futurista para você, saiba que é aos poucos que essa transição vai acontecendo. Um ótimo sinal de que ela já começou é a abertura de novos mercados consumidores e a demanda por serviços um pouco diferentes do que estávamos acostumados até então.
Quer se preparar para empreender neste cenário? Então, é melhor ficar de olho nas tendências a seguir!
1. Clubes de assinatura
Uma das primeiras grandes tendências que valem a pena ser mencionadas são os clubes de assinatura. Com a pandemia, muitas pessoas tiveram a oportunidade de mudar a sua perspectiva sobre o próprio consumo de bens e serviços. A ostentação em locais públicos deu espaço para que elas usufruíssem desses atributos com mais privacidade, no conforto de seus lares.
Isso fez com que muitos consumidores passassem a perceber o valor de estabelecer uma certa relação com algumas marcas, criando uma espécie de novo nicho de atuação para os negócios. Hoje, os serviços de assinatura cobrem itens como: vinhos, livros, cafés, acessórios para pets, cosméticos e muito mais. Com eles, a empresa tem a oportunidade de surpreender seu público a cada novo ciclo.
2. Tokens não fungíveis (NFTs)
E para quem é adepto das soluções em formato digital, vale a pena ficar de olho nos tokens não fungíveis, ou NFTs, como são conhecidos. Esse é o típico modelo de negócio do futuro, que liga alguns códigos às suas respectivas artes digitais, indicando quem é o seu proprietário original.
A ideia toda gira em torno de criar um grande arquivo on-line, no qual estarão as principais obras do mundo digital, o que vai desde fonogramas até alguns memes, por exemplo. Eles são negociados principalmente por meio de criptomoedas e já movimentam uma quantidade bem expressiva de capital.
3. eSports
Quem disse que as competições esportivas são uma coisa apenas do mundo físico? No virtual, elas fazem sucesso e a demanda por empresas que desenvolvam jogos mobile está cada vez maior. Muitas pessoas acabam aderindo aos jogos on-line pela praticidade que eles proporcionam. E é claro que quem estiver atento pode aproveitar para lucrar com isso.
Além disso, com a intensificação do uso da realidade aumentada e da realidade virtual, os negócios que tomarem a frente no desenvolvimento de games realistas poderão crescer muito em um futuro próximo. E se você já ouviu falar do multiverso, sabe que esse recurso tem tudo para ser bem valorizado (e patrocinado) em pouco tempo.
4. Cibersegurança
Se o futuro é digital, então, investir em um empreendimento que forneça segurança nesse universo parece ser uma boa ideia, certo? Com tantas transações on-line e compartilhamento de dados importantes, a cibersegurança está entre as prioridades das empresas e, cada vez mais, das pessoas. Inclusive, existem empresas que estão contratando hackers para burlarem seus sistemas de proteção e evidenciarem suas falhas para que eles possam melhorar nesses quesitos.
Entretanto, essa transição não acontecerá do dia para a noite. Até corporações altamente tecnológicas estão demandando mais profissionais capazes de dedicar esforços exclusivamente à conciliação entre máquinas e seres humanos. O que podemos esperar é uma substituição gradual nos padrões de consumo.
Como você viu, o mundo digital vem ganhando cada vez mais relevância. As pessoas pesquisam, compram, consomem, encomendam e têm, cada vez mais, seu primeiro contato com os produtos pela internet. Por isso, se você quer estar preparado para atuar em um universo digital, é melhor se preparar para dominar os desafios inerentes a ele, o que inclui desde tecnologias de desenvolvimento até a logística.
Ter começado a se informar sobre o assunto já é uma iniciativa importante, já que agora você pode ficar atento aos principais indícios relacionados ao futuro do mercado. Então, não deixe de acompanhar outras postagens sobre esse tema.
Fonte: AMCHAN
Veja mais
Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos
Citando possível fuga, Moraes nega devolver passaporte de Bolsonaro
AGU pede que Polícia Federal investigue fake news relacionadas ao Pix