Toda venda bem-sucedida nasce de uma relação de confiança entre um vendedor e o cliente. Por isso, o uso de jargões populares, mentiras ou falar demais podem ser erros fatais durante um processo de negociação. Consumidores gostam de ser ouvidos e sentir que estão fazendo a melhor escolha ao adquirir um produto ou serviço.
1. Foi feito para você
Uma situação comum, e que provavelmente muitos já passaram por ela, é o provador de loja. Existem vendedores que gostam de usar expressões como “essa roupa ficou perfeita, até deixou você mais magro” ou “parece que essa peça foi feita especialmente para você”, essas frases podem demonstrar para o cliente que a verdadeira preocupação está apenas em fechar a venda de olho na comissão.
2. Só isso?
Cuidado também com expressões que desdenhem do poder de compra das pessoas. Quando um cliente ouve “tem certeza que é só isso?” ele pode entender que a compra dele é insignificante para a loja.
3. Você não vai encontrar oferta melhor
Dizer também que “não existe nada melhor no mercado” ou “pode pesquisar, tenho preços imbatíveis” podem ser erros graves. Subestimar a concorrência não é a melhor saída. Aliás, evite citar o trabalho concorrente, não dê motivos para que o cliente busque outras propostas e foque em provar por que o seu produto é melhor. Aposte nos diferenciais, nas vantagens e benefícios que ele proporcionará e sugira o fechamento da compra com base nesses argumentos.
4. “Querida…”
Intimidade em excesso com o cliente também pode ser uma atitude negativa. Expressões como “flor”, “amiga” e “querida” podem incomodar, pois cada pessoa tem um perfil e um motivador de compras. Portanto, converse, mas saiba respeitar os limites. Não force uma aproximação, isso poderá ter um resultado contrário ao que se esperava. Já foi o tempo em que o “bom de papo” era considerado o melhor vendedor. Estabelecer um diálogo é importante, mas é necessário entender que cada atendimento terá características diferentes.
Fonte Voice
Veja mais
4º Leilão Água Vermelha Mangalarga
O que é a carreira profissional?
Os 10 hábitos que costumam travar a carreira profissional